Dia Mundial do Lazer: Atividades Físicas ganham destaque na Programação do SescTV


15 Apr

Dia 16 e abril é celebrado o Dia Mundial do Lazer, e durante todo o mês, o SescTV exibe o programa Movimento que destaca atividades físicas. Os episódios são: Meio Líquido, às 12h; Ciclismo, às 13h; o programa Hiperreal, com os episódios Le Parkour, às 14h; e A Invenção da Roda, sobre o skate, às 15h. Os documentários Circo é... Circo, às 16h e Ócio, Lazer e Tempo Livre, às 17h.

Meio Líquido, dirigido por Carlos Nascimbeni, lista diferentes formas de atividade física dentro da água, passando pela natação, hidroginástica, pólo aquático, nado sincronizado e salto ornamental. O episódio também expõe os benefícios para a saúde e para a auto-confiança de pessoas de todas as idades. Exibição: 12h.

Em Ciclismo, apresentado por Luciana Mariano do Valle, a bicicleta é tratada como sinônimo de autonomia, liberdade e velocidade. Seu uso é amplamente discutido, seja como meio de transporte, trabalho, esporte, competitividade, apenas para diversão, ou tudo ao mesmo tempo. O programa remonta a criação do primeiro exemplar da bicicleta, nos idos de 1791, na França, até sua chegada no Brasil, no século XIX.

A relevância do uso da bicicleta como meio de locomoção nos grandes centros urbanos e das ciclovias existentes nos países da Europa e no Brasil, e as questões relacionadas são tratadas por entrevistados como: Renata Falzoni (jornalista cicloativista), Arturo Alcorta (jornalista cicloativista), Brito Coelho (secretário de Turismo de São Vicente), Felipe Aragonez (bike repórter) e Marcos Mazzaron (Federação Paulista de Ciclismo), entre outros. Direção: Carlos Nascimbeni.
Exibição, às 13h.

A série Hiperreal traz o esporte de origem francesa Le Parkour, em que os adeptos percorrem um caminho cheio de obstáculos e tem por finalidade chegar ao final do percurso em menos tempo. Os praticantes pontuam semelhanças entre o esporte e o bike trial porque ambos desafiam em 100% a gravidade.

Os entrevistados Jerônimo Bittencourt, Mariana Ribas, Diogo Granato, Carolina Bonfati, Michel Baffa e Eduardo Garbim, entre outros, também falam da apropriação dos espaços públicos para a prática do esporte, e da importância do vídeo e da Internet para a sua propagação. Direção: Kiko Goifman. Exibição, às 14h.

No episódio A Invenção da Roda, a cidade é vista a partir do olhar de um grupo que a percebe como um lugar de lazer, encontro e desafio. Os participantes do skate falam sobre suas manobras e contam histórias do segundo esporte mais popular de São Paulo. Na cidade é cena comum ver skatistas pelas ruas da cidade, seja no centro ou na periferia.

Durante a noite, os skatistas eles saem pela Avenida Paulista em busca da melhor manobra. Escadas, hidrantes, canteiros e até paredes servem de obstáculo para os adeptos do "free style". Direção: Kiko Goifman. Exibição, às 15h.

Circo é...Circo. Uma investigação sobre a história do circo, que diferencia os conceitos tradicional e contemporâneo, analisa a formação dos artistas, e trata a questão do risco inerente ao ofício. Gravado nas unidades do Sesc São Paulo durante o Circos – Festival Internacional Sesc de Circo – Maio/Junho de 2015. Entrevistados: Lu Lopes – Palhaça Rubra (Brasil), Erica Stoppel – artista – Circo Zanni (Brasil), Rodrigo Matheus – artista e diretor Circo Mínimo (Brasil), Raquel Rache – diretora – Creac – Centre Recherche Européen Des arts Du Cirque (França), Leandro Mendonza – artista e diretor Cia Cíclicus (Espanha), Ermínia Silva – historiadora, entre outros.

O documentário Ócio, Lazer e Tempo Livre é resultado de uma parceria entre o Sesc São Paulo e a World Leisure Organization, na realização da 15ª edição do Congresso Mundial de Lazer, em agosto de 2018. O tema “Lazer sem restrições” norteou as contribuições de 34 países participantes. O que é o lazer e quais as principais restrições à sua prática? O documentário inspirado nesse encontro trata das ideias e reflexões sobre o ócio, lazer e tempo livre, a partir da fala de acadêmicos e estudiosos que se dedicam a eles ao redor do mundo. Direção: Marcelo Machado.
Exibição: 17h.

A celebração é uma iniciativa da Organização Mundial do Lazer (WLO), e será realizada pelo #Sesc em conjunto com o WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e instituições parceiras em mais de 17 países.

O objetivo da criação de uma data global para o lazer – em um momento que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade, além de ampliar as possibilidades dessa manifestação e promover a reflexão sobre os acessos e as dificuldades ainda existentes.

Conheça também a plataforma digital do SescSP com diversos outros conteúdos exclusivos. Lançado em meio à pandemia do COVID-19, o https://sesc.digital (ou sescsp.org.br/sescdigital) expande suas ações para além das unidades operacionais, que continuam fechadas.


Hiperreal Le Parkour - Crédito: divulgação


Hiperreal - A Invenção da Roda - Crédito: divulgação

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.